Antes e depois do terremoto...

O Haiti se encontra nas Ilhas do Caribe que não são consideradas parte da América Central. É uma extensão de terra que vai do México ao Panamá, à leste da América Central, ao sul da América do Norte e ao norte da América do Sul. Também conhecida como Hispaniola, a ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1942. Nessa ocasião os habitantes locais eram indígenas chamados Taínos, do povo Arawakan. Após a chegada dos espanhóis, os Taínos foram em parte exterminados e em parte dizimados por vírus europeus aos quais não tinham imunidade.
Em 1625 os franceses começaram a invadir a ilha. Depois de inúmeros confrontos com os espanhóis, em 1664 tomaram oficialmente a parte oeste do país.
Alguns dados para conhecer melhor o Haiti:

- Área total: 27,751 km2
- Moeda: Gourde haitiano
- População: - Em 2009 – 10 milhões e trinta e três mil habitantes
- Línguas oficiais: Creole Haitiano e Francês
- Denominação: Haitianos
- Grupos étnicos: 95% da raça negra; 5% de mulatos e brancos
- Tipo de governo: República Parlamentar
- Presidente: René Prével
- Primeiro Ministro: Jean-Max Bellerive

É o país mais pobre do continente americano. O comércio externo é irrelevante e a principal cultura é a cana de açúcar.
Os haitianos têm uma história sofrida, com muitas ditaduras, governos violentos e poder centralizado.
O Haiti já teve 21 governantes com mortes trágicas. Em 1905 os Estados Unidos intervieram no país passando a controlar as alfândegas, e em 1915 assumiram o controle do governo. Impuseram, também, uma nova constituição. Entre 1934 e 1941 os EUA se retiraram dali deixando no poder uma tropa treinada para repressão dos opositores à política americana, que usavam de extrema violência.
Em 1946 vários golpes agitaram ainda mais o Haiti e Raoul Magloire assumiu o poder. Em seguida, sete governantes subiram e desceram. Em 1957 François Duvalier, intelectual negro é eleito presidente, após uma eleição controversa.
Papa Doc

Aristide

O Brasil mantém tropas de paz no Haiti, desde então, por ter sido encarregado pela ONU de liderar uma ação no exterior junto a países considerados sem condições de se auto governar. Há contingentes de vários países sob sua liderança. Conforme declara comandante da força de estabilização do Haiti, a Minustah, General Floriano Peixoto, a primeira função do Brasil ali é trabalhar na sobrevivência do povo, fornecendo alimentos e socorro médico. A segunda é garantir a segurança e a terceira ajudar na reconstrução do país, segundo suas próprias palavras: resumiu: "Garantir a segurança, patrulhar as ruas e criar um ambiente tranquilo para reconstruir o país."
Enfim, o objetivo das tropas estrangeiras no Haiti é apoiar o governo haitiano, e não substituí-lo através de ocupação militar.
E esse povo cuja história tivemos um breve resumo acima, foi vítima de um devastador terremoto com 7 graus na Escala Richter que aconteceu às 19h53 (horário de Brasília) com epicentro a 15 quilômetros da capital Porto Príncipe.
De acordo com declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, acredita que o número de mortos superará a 100 mil.
www.caribbean360.com/ ...13/NEWSooooo1oo37.html
A presença brasileira sofreu baixa no Haiti. Há um site com biografia e foto de cada uma das 18 vítimas brasileiras do terremoto: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/haiti/19,0,2780028
As vítimas mais conhecidas foram a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa e Luiz Carlos da Costa o segundo civil na hierarquia da ONU no Haiti. Grande perda para o Brasil.

Visão Mundial – World Vision – missão confiável, íntegra está ajudando as vítimas do terremoto no Haiti holisticamente e tem, realmente, conduzido as ofertas recebidas ao seu destino. Dados abaixo:
Depósito on-line
- http://www.visaomundial.org.br/Doe/Doeparaumacausa/tabid/146/language/en-US/Default.aspx#5
Depósito em conta
- Bradesco (Ag.: 3206-9 / CC: 461666-9)
- Banco do Brasil (Ag.: 0007-8 / CC: 16423-2)
- CNPJ: 18732628/0001-47
Central de Atendimento
- Telefone: 0800 70 70 374
- AC - Vila Mariana 04010-970 - São Paulo / SP 2009
“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”
Tiago 2.14-17
Tiago 2.14-17
Sites de pesquisa:
http://www.visaomundial.org.br/
http://www.defesanet.com.br/panoramahaiti/abr_30abr06.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Haiti
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Haiti
http://alainet.org/active/5776&lang=es
http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71