domingo, 10 de maio de 2009

I Congresso de Jornalismo Cultural em S Paulo


O I Congresso de Jornalismo Cultural foi organizado pela Revista Cult e aconteceu durante a semana de 04 a 08 de maio de 2009.

Os participantes foram brindados com a presença de jornalistas culturais, artistas, professores de jornalismo e críticos do mais alto escalão. Todos, sem exceção, profissionais com vasta experiência na área tinham muito a compartilhar com o público presente.

Foram 5 dias de profunda reflexão sobre a profissão, com pontos altamente positivos, mas também com explanações necessárias e reais. Entre os presentes, a maior parte era composta por estudantes de jornalismo, recém formados, mas também por profissionais experientes. Sem dúvida, cada congressista tomou posse do que mais lhe dizia respeito. O "cardápio" era vasto e atendia a todos os "paladares".

Críticos de literatura, teatro, cinema, TV, música, enfim, de um grande leque de expressões culturais deram ampla visão da atuação do crítico e do jornalista cultural. Procede o fato das duas funções serem, muitas vezes, confundidas, porque há casos em que ambas são acumuladas tornando-se praticamente amálgamas.



A equipe contratada pela Cult para a organização e logística do Congresso foi primorosa. Rapazes e garotas educados, simpáticos e eficientes esclareciam dúvidas e supriam as necessidades apresentadas.

Dayse Bregantini, diretora e editora da Revista Cult, incansável, presente e solícita estava em vários lugares ao mesmo tempo, desafiando a lei da física. O evento, concretização de um de seus sonhos, deverá resultar na ampliação do quadro de profissionais, agora mais elucidados sobre o preparo e exigências do caminho a trilhar para que a cultura seja mais e melhor difundida em nosso país.

Fui e gostei.

Iara Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários