H2HORAS foi esse o nome do projeto que incluiu livro e Cd lançados na Casa das Rosas, dia 01 de junho de 2010, às 19:30h.
O projeto é uma obra coletiva, com o tema “tempo”, realizado pelo site cultural Cronópios, em dezembro de 2009. Os poemas, frases e poesias que participaram deram início a uma antologia digital que virou filme, livro e documentário. Pipol foi o diretor e editor, juntamente com Egle Spinelli, uma de minhas queridas ex-professoras da facul.
O tema dos poemas é mais do que atrativo, ele magnetiza a todos que passam por este mundo. O mistério do tempo foi muito bem representado tanto no livro, como nos filmes, que acompanharam o conteúdo e as capas dos livros, levando ao conhecimento do público presente ao lançamento na Casa das Rosas, o projeto artístico social “Dulcinéia Catadora”.
Esse projeto é derivado de um “irmão mais velho” da Argentina, convidado a participar da Bienal em São Paulo. De lá para cá, a artista plástica Lucia Rosa tem se dedicado a esse projeto.
Segundo o site do projeto Dulcinéia Catadora, ele possibilita convivência entre pessoas com origens, atividades, experiências e visões diversas, fornecendo uma troca enriquecedora a todos os participantes. O desenvolvimento do potencial artístico leva à inclusão social e a atividades profissionais diversificadas que têm como intuito maior promover a auto-estima dos participantes. Como resultado, as obras decorrentes surgem mais naturalmente.
Funciona com a compra de papelão a um real o quilo para então, juntos, artistas e catadores, catadores e artistas, que mesclando-se passam a fazer a “mágica” da transformação decorrente cada vez mais de uma familiarização com cores e formas.
As capas dos livros foram feitas de papelão pelo coletivo “Dulcinéia Catadora”. Em uma época onde tudo é massificado, ver aquelas capas coloridas, uma diferente da outra foi, no mínimo, comovente!
O coquetel, “uma festa junina”, tece direito a pé de moleque, quentão e vinho quente, abrindo assim de forma típica o mês de junho.
Juntos participantes, autores, diretores, amigos, tanto do mundo real quanto do digital, que passaram a ter carne, pele e osso, e não somente imagem e nome.
Quem quiser saber mais sobre esse exótico, interessante e belo projeto pode se dirigir aos sites:
http://meiotom.sites.uol.com.br/
http://meiotom.sites.uol.com.br/dulcineiaprojeto.htm
http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=4591
Fotos: Iara Vasconcellos (com exceção da foto em que estou, naturalmente, que foi tirada por uma fotógrafa do projeto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço para comentários