terça-feira, 17 de março de 2015

Resenha de filme

Sem limites (Limitless) - duração 105' 
EUA - 2011 
Diretor - Neil Burger 
Roteiro - Leslie Dixon 
Elenco - Bradley Cooper, Abbie Cornish, Robert De Niro, Anna Friel, Andrew Howard, Johnny Whitworth 

A busca pelo conhecimento é inerente ao ser humano. Porém, na maioria das vezes, ela não é um fim em si mesmo, mas almeja o poder. Fausto, de Goethe, o recebeu de Mefistófeles tendo em vista superar o saber de sua época. Esse "presente" veio com o plus de um "gole da fonte da juventude" que o permitiu passar 24 anos sem envelhecer. Nada mal... Não fosse o final da história! 

Já em Sem limites, filme de suspense baseado no romance de Alan Glynn, The dark fields, Eddie Morra (Bradley Cooper), um escritor em seca de inspiração descobre o NZT48 que lhe é dado por seu ex-cunhado, após um encontro casual. O "ampliador da capacidade cerebral" faz com que os pretensos 20% utilizados de nosso cérebro atinjam 100% de sua capacidade. 

Após a curiosidade ganhar a luta com a relutância, a droga sai do bolso do escritor e é, em flash de Raios X, acompanhada ao ser engolida. Tudo muda... Os efeitos especiais, a fotografia, a luz, a cor e a vida de Eddie que além de escrever seu livro em quatro dias, sai do anonimato, da depressão, da mediocridade e passa a, quase que instantaneamente, dominar assuntos técnicos, falar novos idiomas, fazer cálculos e projeções financeiras cabeludíssimas, lutar como Bruce Lee, Mohamed Ali e, acima de tudo, achar soluções para as mais intrincadas situações da vida. Como se não bastasse, a nova face de Eddie faz com que ele reconquiste a antiga namorada Lindy (Abbie Cornish) e o torna "o mais popular da festa". 

Depois de ter se apropriado indevidamente de uma grande quantidade da droga, Eddie que passa a ser perseguido, se preocupa com a possibilidade de ficar sem ela. 

O tema cliché do escritor em crise de inspiração dá lugar a uma sequência de novas descobertas. Suas esferas de vida se ampliam e suas ambições se tornam ilimitadas. 


Em meio à rápida ascensão, ele descobre que todos os outros consumidores do NZT48, em sua fase de teste, estão morrendo. Mas... Por que a droga não oferece solução a esse impasse? 

Entre rostos da nova safra de Hollywood, Robert de Niro, como o milionário Carl Van Loon, mesmo sem estar no papel central, garante a qualidade desse filme que pode ser descrito como um possível quadro do futuro, ou como uma declarada e condenada apologia das drogas. 

Confesso que gostei desse filme. Seria uma grande tentação se realmente existisse uma droga que oferecesse tamanha clareza e rapidez de raciocínio, bem como a melhor solução para todo e qualquer impasse da vida. Mas ao mesmo tempo seria apavorante ter à disposição tanto poder, pois creio que ele conduziria a uma arrogância que poderia ser fatal, no momento em que a autosuficiência tentasse assumir o lugar que pertence a Deus. 

E você... Já assistiu a esse filme? O que achou? O final surpreendeu?  


Iara Piza Vasconcellos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários