terça-feira, 17 de março de 2015

Beda - Sabedoria do Século VII

Beda (672 - 735) foi um inglês nascido no século VII e morto no século VIII, por ocasião das conquistas anglo-saxãs da Inglaterra celta. Depois da queda do Império Romano, a população da Inglaterra diminuiu consideravelmente e vários povos passaram a lutar por sua posse. Nesse contexto Beda viveu. Ele foi um monge anglo-saxão do mosteiro de Jarrow. Entre seus escritos encontram-se princípios relacionais e empresariais preciosos, que são muito atuais hoje .

O filósofo, mestre e doutor em Educação, e professor da PUC/SP, Mario Sergio Cortella, costuma citar o "Venerável Beda", em suas palestras. Falando dos tempos atuais e suas características, como a rapidez de informação, a concorrência e a necessidade premente de competência. Algumas das máximas de Beda são: Há três caminhos que levam ao fracasso:

1. Não repartir o que se sabe

2. Não praticar o que se ensina

3. Não perguntar o que se ignora

E, por outro lado, há também, três caminhos que conduzem ao sucesso. E é só tirar a palavra NÃO da frente das frases anteriores:

1. Repartir o que se sabe

2. Praticar o que se ensina

3. Perguntar o que se ignora

E há, também, três características que devem ser aprendidas, entendidas e aplicadas durante a vida para que possamos desfrutar de um equilíbrio emocional que contribuirá grandemente para que possamos enfrentar as diversas situações da vida:

1. Generosidade mental

2. Coerência ética

3. Humildade intelectual

A própria Bíblia contém base para esses princípios, e como um monge que ganhou o título de "venerável", Beda, certamente a lia e inspirava-se nela!

Imagens:
pt.wikipedia.org
alexandrinabalasar.free.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários