sábado, 31 de outubro de 2009

Termina o Terceiro Fórum de Jornalismo MidiaOn

O 3º Midia On, Fórum de Jornalismo Online, terminou na quinta-feira, 29 de outubro de 2009. O tema foi "O uso das novas mídias na publicação de notícias".

"O que um jornalista precisa para se integrar às novas mídias" foi o último painel.

O assunto é complexo e inacabado. Não há como fazer afirmações fechadas. Nas próprias faculdades estuda-se alternativas com o objetivo de entender como as redes sociais impactam o dia-a-dia dos profissionais da Comunicação.

Os palestrantes foram os jornalistas Tiago Dória - editor de blog sobre cultura, web, tecnologia e mídia hospedado no IG, e José Roberto de Toledo - Associação Brasileira de Jornalismo de Investigativo. O mediador foi o jornalista Carlos Drummond - coordenador do curso de Jornalismo da Facamp, em Campinas.

Foi dito que o grande diferencial da internet não é a velocidade, mas sim a "perenidade", se contrapondo às páginas velhas e amareladas dos jornais impressos. O mais importante é que as notícias publicadas na rede continuam armazenadas e se tornam base para novas pesquisas, podendo ser acessadas a qualquer momento de qualquer lugar do mundo. Dória coloca o fato de a tecnologia possibilitar a produção de notícias até de um celular. Também diz que para produzir conteúdo, o importante não é se apegar às ferramentas, mas sim aos conceitos, percebendo que informação é mais importante ao leitor e qual a melhor maneira dela ser compreendida.

José Roberto de Toledo disse que em meio à tamanha velocidade continua vital apurar as informações antes de publicá-las. O jornalista falou sobre o twitter e o facebook como ferramentas que o jornalista deve usar. Porém, não deve passar informações da empresa de comunicação em que trabalha, pois se tornaria seu "concorrente" e seria como "dar um tiro no próprio pé"!

O Midia On foi uma parceria do Portal Terra e o Itaú Cultural com apoio da BBC Brasil e da CNN. O objetivo é debater os rumos das atividades e a tendência da informação no mundo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários