segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Bíblia do rei virou Bíblia do povo!


Para quem ama a Bíblia, conhecer várias versões é um prazer e tanto. Comparar versículos, perceber as tônicas, as palavras semelhantes e as diferentes, enfim, tudo tem um sabor especial. Há quem opte por uma determinada versão para suas devocionais, mas para a preparação de estudos prefere outra.

Com isso em mente, gostaria de falar da Bíblia King James. Ela é conhecida como a Bíblia mais poética do mundo. Sua primeira publicação deu-se no ano de 1611, na Inglaterra, por ordem do Rei James I e impactou toda a literatura da época. Alguns historiadores, inclusive, apontam-na como uma das fontes inspiradoras da revolução inglesa do século XVII e também de obras escritas por autores famosos como John Bunyan, John Milton e outros.

Gutemberg já havia inventado a imprensa com os tipos móveis, então o custo da impressão, que caia cada vez mais, possibilitou que o povo inglês, de todas as camadas sociais, pudesse lê-la.

A Abba Press preparou uma nova tradução do Novo Testamento da Bíblia King James, com a inclusão dos livros de Salmos e Provérbios, utilizando os melhores e mais antigos originais bíblicos. Cada capítulo traz notas de auxílio interpretativo que faz o leitor perceber novos e encorajadores “insights”. Oswaldo Paião Jr. editor da Sociedade Bíblica Ibero-Americana & Abba Press do Brasil, apaixonado por livros e especialmente pelo Livro dos Livros, dá, no site da Abba Press (www.abbapress.com.br), detalhes do processo de tradução e preparação dessa jóia preciosa, agora à nossa disposição.

Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários