terça-feira, 23 de junho de 2009

Haroldo de Campos na São Paulo Fashion Week

Tive a honra de ser convidada por uma ex-mestra muito querida, e coordenadora da Faculdade de Comunicação Social (Produção Editorial) da Universidade Anhembi Morumbi, Maria José Rosolino, a Mazé, para fazer uma apresentação sobre Poesia Concreta. Fiz um Power Point com base nos 2 TCCs que apresentei como prova final, primeiramente na faculdade de Produção Editorial e depois na de Jornalismo.

O convite foi feito porque a Universidade Anhembi Morumbi participou da São Paulo Fashion Week com uma coleção da Faculdade de Moda e com um lounge onde sucediam-se apresentações sob o tema Paixão pelo Conhecimento. Cada curso contava de forma criativa a sua paixão. Comunicação Social apresentou a paixão pela poética. Então, jaz aqui, o motivo do convite que me foi dirigido e, honradamente aceito.


Foi, então, com muito prazer que preparei um mix dos 2 trabalhos e montei uma apresentação dinâmica e curta, pois o público nesses ambientes costuma ser fugaz e dispersivo. Mas apesar de ter havido rotatividade, havia presentes “presentes” que absorviam e acompanhavam as palavras e as imagens que se sucediam na tela. Percebe-se pelo olhar o interesse do público. É muito interessante!

Fiquei muito grata e feliz por ter podido contar com o apoio e ajuda do meu marido João Marcos que, além de pilotar o Power Point, tirou estas lindas fotos que aqui expomos.Tanto a minha apresentação quanto a da Camile, outra ex-aluna (2003) que falou sobre a poesia infantil de Cecília Meirelles, foram bem recebidas.


Para mim foi muito especial estar ali. Além de servir de currículo, a oportunidade de compartilhar assunto tão relevante sempre me empolga.

O ambiente do lounge das apresentações era clean e ao mesmo tempo extremamente moderno. As paredes da parte de trás do salão, totalmente brancas, continham letras em relevo, também brancas, que eram iluminadas com luzes coloridas sequenciais. As cadeiras, ao meio para o público, eram cobertas por capas que representavam livros, peças e filmes famosos, como “A Bela e a Fera”, “O Pequeno Príncipe” e assim por diante.


À frente havia somente uma enorme parede branca que servia de tela para a projeção dos Power Points. Do lado esquerdo, tomando toda extensão da sala havia um balcão montado pela Gastronomia, que oferecia comestíveis e bebestíveis.


Ao fundo, encontrava-se uma peça de arte moderna concebida e montada pela faculdade de Artes da Anhembi Morumbi. Extremamente interessante, sua forma lembrava uma espécie de fonte, sem jorro, mas com água na superfície, a qual servia de tela para projeções em bolas com nomes de artistas franceses. A aproximação de mãos abertas fazia aparecer imagens de outras obras do artista, e também fotos pessoais apresentando sua história de vida. Interessantíssimo!


À frente, na parede ao lado direito, havia uma lista com os nomes de todos os participantes e professores envolvidos na logística e na programação.


Depois das apresentações fomos a uma exposição preparada pelos alunos da faculdade de Moda, sob orientação de uma estilista francesa, comemorando, assim, o ano da França no Brasil.


Esse local, para nós que não pertencemos ao mundo fashion, era um oásis em meio às outras alas com seus visitantes, como diríamos, um tanto quanto exóticos! Roupas, maquiagem, cabelos propositalmente esdrúxulos competiam entre si. Inúmeros jovens com perfil apropriado às passarelas – rapazes e garotas extremamente altos e magros – desfilavam com olhar fortuito e perscrutador, como que na expectativa de serem descobertos por algum “figurão” do mundo da moda e assim adentrar às portas do sucesso.

Ao final, após termos arrebanhado essas impressões, nos despedimos da mestra querida, de outros professores presentes, de colegas e voltamos para casa, deixando o Reino da Moda para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários