terça-feira, 14 de julho de 2009

500 anos do nascimento de Calvino

Calvino não é tão conhecido como Martinho Lutero, por isso mesmo fiz questão de aqui deixar registrada esta homenagem por ocasião de seu aniversário de 500 anos!

Calvinista por herança, por ser neta de pastor - Rev. Francisco Augusto Pereira Jr. - um dos pilares da Igreja Presbiteriana no Brasil - passei a refletir mais seriamente sobre isso por causa de um outro pastor, Ary Velloso, fundador da igreja a que pertencemos, Batista do Morumbi, e também calvinista convicto.

Porém, como não sou expert no assunto preferi utilizar o texto abaixo (blog do Pava - créditos ao final da leitura) escrito por Claudio Lembo. A primeira coisa que passou por minha cabeça ao lê-lo foi: Ah... Como tudo seria diferente se no governo houvesse mais pessoas com o temor de Deus!



Ímpios no comando


A expedição dos calvinistas ao Brasil ainda exigirá de nossos historiadores maiores investigações e a análise de fontes primárias. Estas poderão indicar novos contornos para o episódio.

Daquela primeira expedição, nada consistente restou. Somente no Século XIX outras correntes de seus seguidores atingiram várias regiões do território brasileiro.

Ergueram templos. Fundaram escolas. Instalaram universidade. Procuraram imprimir na nossa cultura valores éticos próprios do fundador deste importante seguimento religioso.

São poucos, no entanto. Aqui a indagação: seria diferente o comportamento de nossos políticos se o pensamento calvinista estivesse mais inserido em nossas vidas cotidianas?

É possível. Certas situações da política nacional mostram-se incrivelmente bizarras. Não resistem a um mínimo lampejo de reflexão. Assemelham-se a surrealistas. Daí a necessidade de aproximações.

Pregava Calvino profundo respeito à autoridade. Baseava-se nos ensinamentos de Paulo e Pedro: a autoridade deve ser respeitada. Mesmo assim, admitia desobedecer, quando o rei deliberasse de forma ímpia.

Exatamente isto. O cidadão pode se opor ao governante quando este age em desacordo com a lei e os princípios da boa condução dos assuntos públicos. O bom governo é que deve ser preservado.

Calvino, a par de reformador religioso, conduziu profunda reorientação nos costumes políticos de Genebra. Esta repercutiu em vários países, tanto da Europa como da América.
Quando se comemoram os quinhentos anos do nascimento - deste companheiro de estudos de Ignácio de Loyola - seria oportuno um reviver dos valores éticos por ele pregados.

A sociedade já se mostra enfadada. Os atos praticados pelos dirigentes do Senado Federal constrangem. Permitem, como nos ensinamentos do reformador, a presença de uma ira santa.

Alguns parlamentares desviaram-se de qualquer código de conduta. Agrediram valores. Desobedeceram a leis. Violaram confianças. Tornaram-se indignos.

Boa forma de se comemorar a data, correspondente ao nascimento do autor de As Institutas* é afastar de suas funções os administradores públicos ímpios.

É dever da cidadania.


* Edições brasileiras das Institutas:
A Instituição da Religião Cristã - Editora da Unesp - São Paulo - 2007
As Institutas - Editora Cultura Cristã - São Paulo 2006


Claudio Lembo é advogado e professor universitário. Foi vice governador do Estado de São Paulo de 2003 a 2006, quando assumiu como governador.

(http://pavablog.blogspot.com/2009/07/impios-no-comando.html) Jarbas Aragão deu a dica a Sérgio Pavarini que postou no seu blog e eu aproveitei a dica para colocar esse precioso texto nesta Cesta! O texto na íntegra encontra-se no seguinte endereço: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3848090-EI8421,00-Impios+no+comando.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários