quinta-feira, 9 de julho de 2009

Por que histórias de animais mexem tanto conosco?

Tenho feito esta pergunta inúmeras vezes e só de pensar no assunto fico emocionada.


É muito interessante como, por exemplo, um filme sobre o Lago Ness, que mostra a amizade do monstro com um garoto e depois a despedida destes para que o pet fosse salvo dos predadores, chega a brotar lágrimas nos olhos!


Histórias sobre cachorros, então, não dá nem para lê-las até o fim sem inundar as páginas com nossas lágrimas, como o livro Meu amigo Marley.


Pensando nisso, chego à conclusão de que talvez seja o medo de nos separarmos desses animaizinhos que tanto nos cativam, que provoque essa reação.


Conheço pessoas que ao perderem seus bichinhos sofreram tanto que resolveram não ter outros, para evitar sofrer novamente. Posso entender essa postura, mas não creio que seja a mais adequada. São tantas as alegrias que temos com nossos animais de estimação, que se evitarmos tê-los para não sofrer, deixaremos também de curti-las.


Por isso, prefiro evitar de sofrer deixando de ler um livro triste sobre animais, ou mesmo de ver um filme com o mesmo tipo de enredo, mas não me abstendo de ter um animalzinho. Eles, além de nos fazer companhia, nos fazem rir, caminhar, ter responsabilidade por suas vidinhas e, também ter lembranças gostosas depois que se forem.


Esta é a Shadow. Uma linda Pointer Inglês, carinhosa e inteligentíssima! João Marcos e eu gostaríamos de ter tempo para levá-la mais vezes para passear. Mas, por outro lado, quando estamos em casa ela recebe tanto carinho e atenção, que até esquece da rua.


Ela é treinada, gosta de fazer showzinho para os nossos amigos, e em troca de uns petisquinhos ela deita, rola, dá a pata, dá beijinho, cruza as patas, abre e fecha a porta da cozinha. Acredite se quiser! E, apesar de grande, ela adora ficar no colo.


Vale a pena, ou não?


Fotos: JM e Iara Vasconcellos


4 comentários:

  1. Iarinha, parabéns pelo seu blog e também pela Shadow.
    beijos no coração
    Fazinha
    http://fazinha2009.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Iarinha que coisinha maiiciosa..
    Olha só que verade:
    Lições do melhor amigo.
    Se um cachorro fosse seu professor você aprenderia habilidades assim:
    - Quando alguém que você ama chegar em casa, corra ao seu encontro;
    - Não morda se um rosnado resolver a situação;
    - Não importa quantas vezes o outro magoar você, volte e faça as pazes.
    bjs e parabéns!!!!!!
    Zezé

    ResponderExcluir
  3. Parabens Iarinha
    Seus artigos sao maravilhosos. Especialmente a do seu cachorro. Lambidas do Donald e do Dylan

    ResponderExcluir
  4. Iarinha, adorei seus artigos e a sua "menina" a shadow, eu tb penso como vc, quando nosso amiguinho parte, é claro que sentimos, mas o melhor mesmo é termos outro, pois rapidinho nos afeiçoamos e deixamos de sofrer, experiência própria...
    Bjos, Deus te abençõe.

    ResponderExcluir

Espaço para comentários